
Nossas cabeças estão repletas de ideias! Mas como saber se a sua ideia é somente uma ideia ou pode se desenvolver e tornar-se um projeto? O objetivo desse post é entendermos a diferença entre uma simples ideia para um projeto cultural com condições de sair do papel!
Para começar, precisamos identificar as principais características de um projeto cultural:
1- Produto Resultante
Todo projeto cultural deve resultar em um produto cultural concreto: uma peça de teatro, um livro, um show, uma oficina, um roteiro, uma pesquisa, entre outros.
2-Público Beneficiário
Um projeto cultural é feito para o público. Esse público pode ser amplo ou específico, mas o objetivo deve sempre ser alcançar o máximo possível de pessoas conforme as características do produto cultural.
3- Duração Limitada
Um projeto precisa sempre ter início, meio e fim. Ou seja, tem duração limitada e específica. É importante que você tenha muita clareza sobre o período de realização do seu projeto. Entretanto, é importante não confundir a duração do projeto com a duração do produto resultante. No caso da edição de um livro, por exemplo, o projeto pode durar alguns meses até que o livro seja editado e distribuído. Já o produto, o livro, pode durar por muitos e muitos anos.
4- Recursos necessários
Os recursos do projeto, inclusive os humanos, precisam ser previamente definidos de acordo com as características do produto cultural resultante e ter orçamento específico. Ou seja, você precisa saber de quanto dinheiro você precisa para tirar o seu projeto do papel.
Se você consegue pensar nesses quatro pontos a partir da ideia que você tem na cabeça, parabéns, você tem um projeto!